Este tutorial pretende apresentar de forma geral alguns componentes do sistema, como localização de algumas barras e algumas funcionalidades das listas. A seguinte figura mostra a barra superior do sistema.




Nesta barra temos três componentes:

  • Barra de Módulos: nela são listados todos os módulos que você tem autorização para acessar, basta clicar no módulo para que uma nova página se abra com novas opções na barra lateral, que será comentada a seguir.
  • Filial: será mostrado a filial ativa, este campo é realmente útil e necessário quando seu sistema controla mais de uma filial e algum dos usuários tem acesso a mais de uma delas, é um forma de identificar em qual você está logada.
  • Usuário: menu de contexto do usuário, clique para ver as seguintes opções:

  • Perfil: abre o seu perfil de usuário, onde é possível alterar seu avatar, sua senha, seu e-mail, assim como visualizar outras informações.
  • Trocar Filial: você poderá trocar a filial a qual está logado, permanecendo com o mesmo usuário, entre apenas com sua senha e selecione a nova filial.
  • Histórico de Alterações: visualize todas as alterações feitas no sistema, faça um acompanhamento sempre que uma nova versão for lançada para que você fique por dentro das novidades e alterações.
  • Central de Ajuda: abra um chamado, ou acesse nossa base de conhecimentos, onde você poderá acessar todos os nosso tutoriais. 
  • Finalizar sessão: sempre que você terminar de utilizar o sistema é recomendado que você finalize sua sessão para evitar que uma pessoa não autorizada execute ações com seu usuário.
No lado esquerdo das telas você encontrará a Barra Lateral, esta barra é contextual por módulo, ou seja, dependendo o módulo que você estiver você terá opções diferentes, um exemplo da barra lateral do módulo de vendas é a seguinte:


Vamos utilizar como exemplo a lista de Cotações para exemplificar alguns componentes das listas, observe a numeração da figura a baixo, e em seguida o texto com suas respectivas explicações:

Nas listas você tem basicamente os seguintes componentes:

  • Componente 1: ao lado do botão de Adicionar você pode encontrar alguns filtros, no caso das cotações sempre é mostrado somente as cotações Pendentes (deixando oculta as cotações expiradas, aprovadas e rejeitadas), para que você liste todas basta clicar no filtro Todas, ou ainda se você quiser listar somente suas cotações clique em Minhas cotações, esta barra de filtro depende da lista que está sendo visualizada.
  • Componente 2: nesta barra você irá visualizar qual é o filtro ou pesquisa que está sendo visualizada no momento, em nosso exemplo estamos visualizando cotações com situação Pendente e ordenadas pela sua validade.
  • Componente 3: grande parte das colunas são clicáveis para que você possa ordenar pela dada coluna, clique uma vez para ordenar em ordem crescente, clique novamente para ordenar em ordem decrescente, nem todas colunas são passíveis de ordenação.
  • Componente 4: é a a barra de pesquisa rápida, no caso das cotações você poderá entrar com o número da cotação, nome do cliente ou CPF, porém você poderá fazer uma pesquisa mais avançada, escolhendo cada campo com diversas opções, basta clicar na seta ao lado do botão pesquisar e depois em Pesquisa avançada, na tela que será apresentada crie o filtro que você precisa e clique em Pesquisar.

    Nota: Também é possível adicionar filtros sobre a lista que você está visualizando, porém poucos campos são aceitos, por exemplo, na nossa lista você está visualizando as cotações pendentes de todos os usuários, porém você pode clicar sobre o nome do usuário para que seja mantido o filtro atual e comece a ser filtrado também pelo usuário, o mesmo seria possível para a situação, vamos supor que você tenha utilizando o filtro Minhas cotações, você pode clicar sobre a situação pendente, neste caso você estará listando todas as suas cotações pendentes.
  • Componente 5: é o botão de ação da linha selecionada, clique em visualizar ou sobre a seta para Editar, Aprovar ou Remover a cotação.
  • Componente 6: esta é a paginação você pode trocar a página que está sendo visualizada.
  • Componente 7: neste componente você poderá selecionar quantos itens por página você quer visualizar, por padrão são 30 itens, porém você poderá selecionar, 5, 10, 30, 50 ou 100 itens por página, ou ainda Todos os itens.
  • Componente 8: algumas listas possuem alguns indicadores que podem ser utilizados de acordo com suas regras de negócio, porém é importante ressaltar que estes indicadores e gráficos são baseados nos itens que você está visualizando. Se você está vendo 30 itens, estes indicadores e gráficos estarão sendo mostrado sobre estes 30 itens, neste caso, sempre que for verificar algum indicador é aconselhado que selecione o Filtro e selecione Todos no Componente 7, para que você veja os indicadores sobre todos os itens.
  • Componente 9: este componente segue a mesma regra do componente anterior, será mostrado os totais do que você está visualizando.

Estes são os principais componentes que você precisa conhecer para usufruir ao máximo do GIOX | Sistema de Gestão Empresarial.