O cancelamento de um pedido de venda depende se você já emitiu a NF-e dele ou não, apesar do processo ser o mesmo existe algumas particularidades após ter emitido a NF-e.


Se a NF-e não tiver sido emitida ainda você poderá cancelar normalmente, porém se a NF-e já tiver sido emitida você poderá cancelar normalmente somente se:

  • A NF-e tiver sido emitido no máximo 24 horas antes; ou
  • Não haver movimentação dos produtos, ou seja, o material ainda não saiu da loja.
Para os casos em que o material já tenha saído da loja e o cliente rejeitou, por exemplo. Você não deve alterar este pedido de venda porém precisa emitir uma NF-e de Devolução ou Compra de mercadoria, para arrumar suas quantidades em estoque e no financeiro.


Se diante do apresentado você estiver apto a cancelar este pedido, acesse o módulo de Vendas, na barra de módulos, localizado na parte superior do sistema. Após acessar o módulo de Vendas selecione na barra lateral o menu Pedidos de Venda. Encontre o pedido que deseja cancelar e clique no botão Visualizar, ao lado do pedido.


Ao final da tela de visualização, você verá um botão chamado Cancelar, clique sobre o botão e uma pequena janela aparecerá lhe perguntando qual o motivo do cancelamento, entre com o motivo e clique em Confirmar. Pronto você cancelou sua venda.