Para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) você primeiramente precisa emitir um pedido de venda, para saber como efetuar um pedido de venda leia nosso artigo Efetuando um pedido de venda.


Com o pedido de venda emitido acesse o módulo de Vendas, na barra de módulos, localizado na parte superior do sistema. Após acessar o módulo de Vendas selecione na barra lateral o menu Pedidos de Vendas. Encontre o pedido de venda que deseja emitir a NF-e e clique sobre o botão Visualizar, localizado ao lado do pedido.


Nota: Você só poderá emitir um NF-e se a filial que você está logado estiver configurada pra emissão, e também se você selecionou um cliente. Não é aceito emitir NF-e para Consumidor Final.


Ao final da tela de visualização, você verá um botão chamado Emitir Nota Fiscal, você pode clicar sobre o botão para automaticamente emitir a NF-e ou, clique sobre a seta ao lado para mais opção. As outras opções disponíveis são: Download (txt) e Download (xml), fazendo o download destes arquivos você poderá importar em algum outro sistema como por exemplo o Emissor gratuito do SEFAZ de São Paulo.


Se você optar por fazer o download e emitir a NF-e através de algum sistema, nosso sistema não irá controlar e nem salvar nenhum arquivo referente a esta nota fiscal. Por outro lado, ao clicar no botão e emitir a NF-e através do nosso sistema, você receberá uma mensagem informando que a NF-e foi enviada ao servidor do SEFAZ (caso é claro, o envio tenha ocorrido corretamente), porém isso não é garantia que está tudo certo, você precisa observar a Situação da NF-e no canto direito da tela de visualização do pedido. Ali mostrará se a NF-e foi Autorizada, Rejeitada (incluindo o motivo da rejeição) e cancelada. Caso retorne algum erro você precisa corrigir e emitir a NF-e novamente.


Caso a situação da NF-e esteja aprovada você deverá Imprimir o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), ao final da página. Este documento deve acompanhar o transito das mercadorias. O último passo é enviar pro cliente ou disponibilizar para ele o XML (o arquivo digital da nota fiscal), para fazer isso clique na seta ao lado do botão de Imprimir o DANFE. Você poderá Exportar o XML e disponibilizar pra o cliente, ou caso o cliente tenha um e-mail cadastrado clique em Enviar XML (e-mail), esta opção envia um e-mail com o XML e o DANFE para o cliente, uma cópia para e-mail da sua filial e também uma cópia para o e-mail do seu contador, caso tenha configurado. Após enviar por e-mail a Situação da NF-e deve ser alterada para Enviada por e-mail.


Parabens! Você emitiu sua primeira nota fiscal eletrônica. :)