Primeiramente acesse o módulo de Financeiro, na barra de módulos, localizado na parte superior do sistema. Após acessar o módulo Financeiro selecione na barra lateral o menu Contas a receber > Faturas. Utilize a pesquisa rápida ou a pesquisa avançada (mais informações consulte Como efetuar pesquisas) para localizar a Fatura ou Pedido de venda que deseja registrar um novo pagamento.


Ao encontrar a fatura clique sobre o botão Visualizar, nesta tela você poderá ver algumas informações a respeito dessa fatura, além de todos os pagamentos já registrados e o Saldo devedor. Clique sobre o botão Registrar pagamento e preencha as informações seguindo as instruções de cada campo a seguir.


Você primeiramente precisa selecionar a Forma de pagamento, as formas de pagamentos disponíveis serão afetadas pela condição de pagamento utilizada na venda, isso quer dizer que caso você selecione uma condição de pagamento A VISTA EM DINHEIRO, a qual você poderá dar 5% de desconto, você não poderá selecionar como forma de pagamento CARTÃO DE CRÉDITO, isso porque você estaria permitindo que uma venda com 5% de desconto para ser pago em dinheiro, fosse pago com cartão de crédito onde nenhum desconto seria permitido. Para mais informações consulte Cadastrando uma condição de pagamento.


As formas de pagamentos disponíveis hoje no sistema são: dinheiro, cheque, cartão de débito, cartão de crédito, depósito bancário e CONSTRUCARD. Ao selecionar cada uma destas opções serão necessários preencher alguns campos específicos: Dinheiro, Cartão de débito e Cartão de crédito não serão necessários nenhum campo adicional somente o valor que está sendo pago. A forma de pagamento Cheque você precisará preencher Número do banco, Agência, Conta corrente e Número do cheque, todas essas informações estão presentes no próprio cheque recebido. Para Depósito bancário você precisará preencher BancoData em que foi realizada o depósito e Número da transação. Para CONSTRUCARD você precisará preencher Data em que o valor entrou na sua conta e Número de autorização.


Existe uma forma de pagamento que não foi mencionada anteriormente, Desconto concedido, é utilizado quando você precisa dar algum tipo de desconto para o cliente, como por exemplo, você vendeu um produto à um cliente, porém na hora que ele recebeu verificou que existia um arranhão, você poderá dar um desconto concedido a este cliente pela falha presente no produto. Neste caso você precisará preencher o Motivo pelo qual o desconto foi dado.


O último campo necessário é o Valor que está sendo pago pela forma de pagamento selecionada. Você poderá registar quantos pagamentos forem necessários em diferentes formas de pagamentos, obviamente respeitando o Saldo devedor, que é atualizado a cada novo pagamento registrado, após registrar todos os pagamentos clique em Salvar para concluir esta operação.


Estes pagamentos irão gerar algumas linhas nos Lançamentos diários, para mais informações consulte Como fazer um fechamento de caixa.